Pular para o conteúdo

Por que Filosofia?

Porque sim não é nada convincente. E ao me deparar com essa pergunta confesso que fiquei sem respostas, o que é um bom sinal e um convite a investigação. A filosofia caminha junto com a investigação, e a investigação vem da humildade de reconhecemos que sabemos pouco e temos muito o que aprender ainda, com tudo e com todos.

Post 20150616 - Socrates

Partindo dessa ideia, a investigação parece muito natural a quem busca aprender, e nós estamos aprendendo o tempo todo. Estamos aprendendo a amar melhor, também a jogar futebol, videogame, vôlei, a dançar, a cantar, a trabalhar e a mexer no celular de última geração. Aprendemos cada dia um pouco mais. Pense bem o quanto já não aprendemos desde que nascemos. Portanto, a faculdade de aprendizado é intrínseca ao ser humano. Aprender nos torna vivos, e a medida que vamos aprendendo, vamos nos tornando melhores em vários aspectos da nossa vida.

Post 20150615-3

Se alguém aprendeu a falar em público, consequentemente quando se trata em comunicação com várias pessoas, ele perdeu todo ou parcialmente o medo e está melhor quando se trata em falar em público. Não parece obvio? Claro que para se dominar bem alguma técnica isso exige treino, mas o treino não seria um aprendizado constante? O "aprender" nos modifica, nos engrandece, nos torna melhores e mais aptos para a vida.

Post 20150616 - Einstein

Por que então filosofia? Porque filosofia é amor à sabedoria, e o saber é algo que estamos buscando o tempo todo. Todos os homens são filósofos! Estamos aprendendo o tempo todo. E a filosofia vem com o propósito de organizar a forma de aprender, resgatando o conhecimento de outros sábios que vieram antes de nós, para que não comecemos do nada, e sim, sobre os ombros de gigantes.
A organização do conhecimento é o alicerce que permite seu crescimento. Um avião não sairia do chão se todas as suas peças não estivessem bem organizadas. A filosofia ama o saber e o organiza em seus múltiplos caminhos, por isso é considerada a mãe de todas as ciências.
Por que filosofia? Porque amo o saber e quero ter acesso a uma forma organizada do conhecimento em qualquer área do meu interesse e poder aprender com o legado deixado por grandes homens que vieram antes de mim, e um dia, quem sabe, poder dar também a minha contribuição, colocando um tijolo a mais no castelo do conhecimento.

READ  Dia de Artigo: A Solidão e seu Papel - Jean César Antunes Lima

Artigo de Gilberto Nery, aluno do curso de filosofia prática de Nova Acrópole

 

Fique por dentro das últimas notícias de Nova Acrópole no Brasil e no mundo: www.acropolenews.org.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *