Pular para o conteúdo

Conhecendo o curso de filosofia prática: Filosofia de Buda

Buda 2

 

Um dos primeiros temas abordados no Curso de Filosofia Prática é a filosofia de Buda, onde além de conhecer aspectos históricos desse sábio, tomamos contato com preciosas idéias.

O principal tema que Buda trata é sobre a dor. Porque sofremos? A dor é natural? Como sanar a dor do Homem?

Sidharta Gautama via a dor como algo natural da vida, e o caminho do meio, com uma vida moderada e equilibrada, uma forma de se viver melhor, e se preparar bem para as mazelas da vida.

Investigações modernas datam seu nascimento em 563 a.C. no atual Nepal, antiga Índia. E contam o mito de um jovem príncipe, cercado de prazeres e conforto em seu castelo junto a sua esposa, mas, que por amor aos homens, abandona tudo (Buda foge escondido do castelo a noite, pois seu pai conhecia seu destino e não aceitava a escolha do filho) para ir atrás de respostas para o sofrimento do Homem, a dor e a morte sendo algumas delas.

Buda torna-se então monge peregrino por muitos anos, até que um dia, nos narra o mito, que Ele estava muito fraco, pois não se alimentava bem a dias. Quando então, passa por ele uma carreata de artistas, que cantavam a canção:

“A corda frouxa não dá som, e se está muito tensa quebra as nossas esperanças; no justo meio é quando nos dá a sua harmonia”.

Ouvindo isso, o sábio se levanta, se alimenta bem, e parte para meditar, onde descobre várias verdades.

Mais tarde, funda uma escola filosófica, onde trata de transmitir o conhecimento que havia adquirido. Depois de sua morte seus ensinamentos expandiram-se rapidamente para além da Índia, principalmente na China, no Tibete e no Japão, sendo que em cada pais onde entrava, assumia características próprias.

READ  Conhecendo o curso de filosofia prática: Platão e o mito da caverna

Quer saber mais? Venha investigar conosco! Hoje temos abertura de turma do curso de filosofia prática nas unidades do Jardim América e do Univesitário. Telefone para contato: (62) 3092-4838

 

 

Buda 6Palestra quinta 25092014

 

 

Conheça nosso canal no Youtube:

Nova Acrópole no Youtube

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *