Pular para o conteúdo

No Aniversário de Nova Acrópole um artigo sobre A filosofia

Nesse fim de semana foi comemorado o aniversário de Nova Acrópole no mundo. E por causa disso trouxemos um artigo de Jean César, um de nossos professores para mostrar a proposta da filosofia, e sua importância no mundo.

dbaeb6bb-21a9-42d2-a56f-39dd5e5e79a0-1

A Filosofia e sua Proposta

Nascida na Grécia, a palavra filosofia é resultado da junção de philos + sophia, literalmente “amor à sabedoria”.

E por ter a palavra nascido na Grécia, muitos acreditam que também a própria filosofia teria nascido lá. Mas é fácil perceber que a atitude filosófica, a filosofia mesma, é inerente à condição humana, e dificilmente podemos falar de sua origem, exceto se concordarmos que nasce com o próprio ser humano, quando em seus primeiros rasgos de consciência, perguntou-se sobre a vida, sua origem, seu destino, a morte, e muitas outras questões. Estas são questões de difícil resposta, bem próprias da filosofia.

E se o que a filosofia busca é a sabedoria, cabe perguntar: O que é sabedoria?

Para as civilizações clássicas em geral, um homem sábio não era exatamente um homem que possuísse um saber enciclopédico, que conhecesse de tudo; mas um homem que, ante as adversidades da vida, sabia manter-se no controle de si mesmo. Que diante das dúvidas comuns da maioria, oferecia as respostas necessárias para se conquistar as melhores soluções. Enfim, era um homem que sabia o que era necessário para ser feliz, tendo as respostas para os anseios e necessidades humanos (coisa que não aprendemos nas escolas regulares).

Certamente um homem raro era esse, tanto no passado quanto hoje, e para muitos (infelizmente), uma impossibilidade.

Mas seria isso uma impossibilidade realmente? Será que não podemos caminhar em direção à sabedoria?

É exatamente essa a proposta filosófica, e não foram poucos os homens e mulheres que, ao longo da história, a ela dedicaram suas vidas. E isso não foi em vão, como podemos atestar na observação do resultado de seus esforços.

READ  Artigo do O Popular

Talvez muitos duvidem de que tenham existido, em qualquer época, sábios como os descritos nos antigos livros. Mas o que não podemos negar de forma alguma são as conquistas que nos legaram os filósofos de todos os tempos, com suas escolas e suas obras.

Não é preciso estudar muito para saber que as ciências, nasceram ou foram inspiradas pelas antigas escolas de filosofia. E que a política, com muito de suas regras e forma de organização também teve nas antigas escolas filosóficas seu berço e fonte de alimentação, por muitos séculos, e mesmo milênios.

Foram nessas escolas que foram formados alguns dos maiores políticos da antiguidade, como por exemplo, Marco Aurélio, o grande imperador romano. E também muitos dos artistas, professores, cientistas, militares, e, até mesmo, religiosos da antiguidade, (pois a filosofia não é contrária à religião).

E não sem razão foram feitas todas essas conquistas, pois um homem que persegue o próprio aperfeiçoamento de maneira obstinada, se não puder chegar a ser sábio, por força de suas grandes limitações, pelo menos, certamente, será capaz de superar uma parte de suas debilidades e fraquezas. E sem dúvida sairá desta busca fortalecido, para dizer pouco.

Foi por meio da filosofia que as grandes civilizações, como Grécia, Roma, Egito e Índia, forjaram seus melhores líderes, e também por meio dela, que conquistaram a compreensão necessária para traçar um rumo seguro, que os permitiu milênios de estabilidade e justiça. E foi na perda dos valores propostos pela filosofia, que também declinaram.

Não é possível viver sem filosofia. E mesmo os que não pensem a respeito, filosofam sem saber, no simples gesto de olhar para o céu e se perguntar: “Deus existe?”, “Que estou fazendo aqui?”, “Qual o sentido da vida?”, e muitas outras questões tão humanas.

READ  A Alegria das Pequenas Coisas - Professor Jean Cesar Antunes Lima

A maioria de nós gostaria de viver em um mundo mais justo e feliz, e com certeza trabalharia por esta conquista se soubesse como. Pois é disso que trata a filosofia. Trata de como tornarmos o mundo melhor, através da busca da sabedoria. Pois é quando somos um pouco mais sábios que somos mais justos. E é quando somos mais justos que somos mais felizes.

 

Jean Cesar Antunes Lima

Professor de filosofia em Nova Acrópole

 


Fique por dentro das últimas notícias de Nova Acrópole no Brasil e no mundo: www.acropolenews.org.br

Quer assistir a vídeos e palestras e conhecer um pouco mais sobre a escola? Acesse nosso canal no YouTube: www.youtube.com/user/NovaAcropole

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *