Pular para o conteúdo

Conhecendo os professores de Nova Acrópole – Lúcia Helena Galvão

Hoje começaremos uma jornada.
Daremos início a uma sequência de post’s para conhecermos alguns professores de Nova Acrópole Brasil. A primeira será a professora Lúcia Helena Galvão, diretora adjunta de Nova Acrópole Brasil.
Lúcia é uma das palestrantes mais antigas da instituição e também uma das mais ativas. Nascida no Rio de Janeiro, reside hoje em Brasília onde ministra aulas sobre os mais variados temas: ética, sociopolítica, simbologia, história da filosofia entre outras.
Poetisa, produz artigos e crônicas frequentemente publicados pela imprensa de todo o país.
Ficamos hoje com o artigo "Renovação" publicado em fevereiro de 2014 no Jornal O Popular e com a entrevista concedida ao Jornal Diário da Manhã em ocasião de sua visita à Goiânia em Junho de 2013
Boa Leitura!
*Clique na imagem para ver em tamanho maior
LHG - O Popular - Renovação
entrevista DM - LHG
Conheça nosso canal no Youtube:>
Nova Acrópole no Youtube

READ  Por que Filosofia?

34 comentários em “Conhecendo os professores de Nova Acrópole – Lúcia Helena Galvão

  1. Alessandra

    Professora, boa noite!
    Me identifiquei bastante com os conhecimentos filosóficos que apresenta, mas principalmente com o comentário pessoal que diz chorar quando chove porque tem certeza que alguem está tomando a chuva.
    Sempre senti essa aflição. Hoje chove na minha cidade. Meu pensamento voa até todos aqueles que estão se molhando com ela!
    Já que se referiu a isso como um "problema seu", como o 'resolveu'?

    Responder
  2. Ricardo

    Professora Luci Helena,
    Parabéns pela sua profundidade e desenvoltura no desenvolvimento dos temas de suas palestras no Youtube.
    Obrigado por compartilhar estas verdadeiras maravilhas conosco.

    Responder
  3. Juan Ferreira Mendonça Santos

    Caríssima professora Lucia Helena Galvão , me chamo Juan , tenho 16 anos e sou de Sergipe , gostaria muito de conversa com a senhora sobre os pensamentos filosóficos que tem como objetivo a vida e a morte , tema de uma palestra antiga da senhora . Na minha idade dizem que é comum possuir dúvidas , futuramente irão me orientar um psicólogo para que alguém com instrunção consiga me compreender sem que queira brigar comigo pelo fato de eu falar algumas teorias minhas sobre a vida e sobre o ser humano , algo que desistabiliza a compreensão das pessoas sobre o que elas acham . Caso tenha interesse , gostaria que me procurasse nas redes sociais , meu nome é Juan Ferreira Mendonça Santos , gostaria que a Nova Acrópole também entrasse em contato . Obrigado por me dar essa oportunidade de se comunicar .

    Responder
  4. Renata Romanel Sequeira

    Querida prof. Lucia Helena, como dizem os cariocas, não te conheço, mas já te considero muito! (com o perdão da expressão por demais coloquial). Minha astróloga me indicou suas palestras no canal do YouTube de Nova Acropole e desde que comecei, não parei mais.
    A série de palestras sobre o Caibalion simplesmente vem a ser meu envelope preto. Dizem os iniciados que "quando o estudante estiver preparado para receber a verdade, também este ivro lhe aparecerá". Encontrei o que procurava sem saber que procurava. Não canso de comparitlhar as palestras e indicar os estudos. Sua didática é excelente.
    Eterna gratidão!!!
    Grande abraço daqui do Rio de Janeiro!
    Renata Romanel Sequeira

    Responder
  5. Marly uhry

    Gostaria muito de ter uma escola filosófica aqui em São José do Rio Preto /SP.
    Sómos 400 mil habitantes. Vejo grande sucesso para um empreendimento desse tipo.
    Aproveito a oportunidade para elogiar a filosofa Lúcia Helena Galvão, apresentadora de diversos tipos de assuntos tão interessantes. Abraço

    Responder
  6. Rosane Façanha

    Professora Lucia Helena,

    Não poderia deixar os meus sinceros agradecimentos por tudo que você nos transmite.
    Ao primeiro dia em que tive um contato com uma de suas palestras, nesse dia abençoado, assisti umas 8, num só dia.
    Achei simplesmente divino!!!!

    Responder
  7. Paulo Aquarius

    Tenho assistido as palestras sobre Hermetismos, Gibran e outros grandes, e todo esse conhecimento tem me fascinado, me inclinado para um bom caminhos e me faz querer aprender mais e mais
    a busca pelo conhecimento, tanto de si quanto dos outros, as respostas para os questionamentos de sempre que venho enfim obtendo
    Bom, queria agradecer ao grupo de estudos e a prof.Lucia Helena.
    Obrigado por compartilhar

    Responder
  8. karim

    Queria agradecer a Professora Lucia Helena pela oportunidade de conhecer um pouco sobre kalil gibran , e transmitir o conhecimento com tanta profundidada e encantamento.
    Impossivel nao se encantar
    Abraço fraterno

    Responder
  9. edileuza franco da silvaLucia

    Lucia, parabens pelo trabalho realizado pelo bem de todos! Somos um pequeno grupo aqui em Natal que quer te pedir uma palestra sobre Horas Canônicas. O que são? como surgiram? quais são as elas? como praticar? quais os beneficios espirituais? o que significa, na liturgia cristã, cada uma dessas horas? o que aconteceu exatamente nessas horas? queremos orar. Deus lhe abencôe, você mesma a vestal do Templo.

    Responder
  10. Fernanda Machado de Souza

    Querida Professora Lúcia Helena, Eu te \"conheci\" semana passada e não consigo não vê-la. Já compartilhei para os meus amigos. Você possui uma metodologia fantástica! Consegue transmitir conhecimentos tão complexos de uma maneira tão magnética e suave que nos aguça a vontade de estudar e refletir. Gratidão por sua dedicação e pela Nova Acrópole. Abraço fraterno para todos vocês.

    Responder
  11. Renato Valentinus

    Estimada Senhora e Professora Lucia Helena. Nome mais adequado não poderia ter, já que Lucia nos dirige à Luz e Helena, a uma personagem famosa da história grega. Mas faço questão de parabenizar seu trabalho extraordinariamente sublime dentro desta Dialética contemporânea caótica e desvirtuada do verdadeiro sentido da vida. Suas palestras são objetivamente claras, nítidas como a luz do Sol e penetrantes como uma espada afiada atravessando nosso mais interno ser. Quiçá os Teólogos e líderes das atuais vertentes religiosas tivessem um lampejo que fosse, das suas inabaláveis mensagens divulgadas gratuitamente e ao alcance de todos, e o mundo hoje seria totalmente outro. Seu trabalho é louvável na melhor acepção da palavra e espero que sua escalada a Gnosis lhe ilumine ainda mais.

    Responder
  12. Franklin Sousa

    Prezada Sra. Lucia, agradeço imensamente por ter encontrado o canal da Nova Acrópole. A profundidade expressa em suas palavras me fascinou muito. Tive oportunidade de visitar a Grécia, Egito e outros templos, mas naquele momento para mim não fazia muito sentido, era só uma busca. Hoje compreendo a grandiosidade destas culturas através de suas palavras e aprendi valorizar muito mais a alma humana. Tem um filme que vi recentemente ( A Viagem ou Cloud Atlas) e só compreende pois havia visto suas palestras.
    Observei que há uma unidade aqui em São Paulo, encontrarei uma agenda para ser um iniciado.

    Muito obrigado...

    Responder
  13. Vanessa Raposo

    Uma pena só agora descoberto as aulas dessa extraordinária Mestra. Na pura concepção termo. Com tanta coerência, didática e simplicidade, nos apresenta um tesouro incomensurável. Só tenho a agradecer imensamente!

    Responder
  14. Marcelo rebelo rocha

    Prezada professora Lucia Helena, assisto aos seu videos sobre estudos filosoficos, acho sua linguagem muito pratica , o que nos faz entender com clareza as mensagens passadas aos seus leitores. Parabens e sucesso no seu labor.
    Ora et labora

    Responder
  15. Marcelo rebelo rocha

    Prezada professora Lucia Heleno, assisto aos seu videos sobre estudos filosoficos, acho sua linguagem muito pratica , o que nos faz entender com clareza as mensagens passadas aos seus leitores. Parabens e sucesso no seu labor.
    Ora et labora

    Responder
  16. Odylanor Havlis (21) 98541-1122

    Prezada Lúcia Helena Galvão, boa tarde.

    Estou lhe conhecendo hoje. Um amigo me enviou um vídeo, parte de sua palestra em que citou um ministro inglês que afirmava algo parecido com a frase de um livro que escrevi e publiquei. A frase que criei ficou conforme abaixo:
    - Os homens de bem deveriam ser mais audaciosos em suas intenções, porque os Hitlers assim são.

    Fiquei tão impressionado com seu discurso nesse trecho de palestra, pela paridade que constatei com minha forma de pensar, que resolvi lhe enviar o meu endereço, onde tem 3 dos 5 livros que já escrevi. Gostaria muito que uma pessoa de seu nível lesse um livro meu, considerando que me considero um pensador de nosso tempo. Mas que só terei o valor que meus leitores me derem. Considero que um leitor de seu nível, tem o peso de mais de 90% da população brasileiro. Visto que as pessoas em maioria aqui no Brasil, não são orientadas a raciocinar, pensar, refletir nem o suficiente para que o Brasil cresça em alicerces fortes.
    Pessoas como você, são pra mim, aliados nessa guerra entre o racional do bem e o racional do mal, onde esse último é capaz de se utilizar de armas e armadilhas do racional, através do emocional. Enquanto o racional do bem, considera tão somente a estratégia da razão com sobriedade.
    Bem, essa parte final foi de improviso que nem farei revisão. E sei que poucas pessoas como você, é que são capazes de entender a profundidade que estou dizendo nessas poucas palavras.

    O endereço de meu site é: http://www.odylanor.com.br

    Ficaria muito agradecido de apenas me responder essa mensagem. E quando estiver aqui no Rio de Janeiro, gostaria de lhe entregar pessoalmente meu último livro de nome: \"O menino poeta, o filósofo adulto e o gênio\". Que igual aos demais, fiz uma tiragem pequena e independente.

    Fiquei feliz em descobrir você, já agradeci ao meu amigo por me enviar o seu vídeo. E tenho certeza que ficarei mais feliz ainda conforme lhe conhecer mais através de seus trabalhos.

    Um forte abraço,
    Odylanor Havlis

    Responder
  17. Joaninha Duarte

    Haja bom dia, Professora Lúcia Helena Galvão!
    Sou uma das pessoas afortunadas que escuta as suas palestras e que procura pela beleza do seu Ser, assimilá-las e partilhá-las com os outros. Sou investigadora em literatura e educação formação de adultos, interessando-me em particular pelos contadores de estórias. Nesta minha jornada encontrei algumas dificuldades em como fazer a ligação das diferentes áreas de conhecimento e através da Nova Acrópole, pela mão da sua pessoa, eu comecei a refletir e a relacionar as diferentes áreas científicas.
    Lembro-me em menina do momento em que aprendi a ler e da satisfação que senti. Hoje, pelos seus ensinamentos aprendi a ler o mundo com outros olhos, nasceu em mim uma nova gramática da vida. Muito obrigada!
    Na oralidade não perco um momento para a citar, mas quando escrevo faltam-me as fontes. Onde poderei beber do seu ensinamento escrito?
    Obrigada por ser uma grande alma. Um Bem-Haja!

    Responder
  18. Robson

    Gostaria de parabenizar a Professora Lúcia, pela clareza, inteligência e humildade com a quais expõem suas ideias e a dos grandes filósofos. Assisto a todas as palestras através do youtube com grande interesse e sem cansar-me. Seus ensinamentos são luz no meu caminho rumo a busca de espiritualidade e sabedoria de vida.

    Responder
  19. Fernanda

    Professora Lúcia, estou assistindo compulsivamente aos vídeos sobre o livro O Profeta, como quem está viciada em alguma série do Netflix...., mas com a diferença brutal de não estar me alienando em uma série banal , e sim encontrando respostas que há muito me faziam falta.....
    Muito Obrigada por compartilhar sua sabedoria, sua energia

    Responder
  20. Renata Pereira

    Querida Professora Lucia,

    E bem curioso como cheguei a te conhecer. Moro nos EUA - New York (20 anos) e me sentia muito triste com a vitoria do Trump. Fiquei chocada realmente. Escrevi para um amigo meu que reside no Brasil para contar-lhe como me sentia. A resposta dele foi enviar-me a sua palestra do Gibran \"Tristeza e Alegria\". Jamais imaginei que eu estava a ponto de descubrir dois tesouros. O primeiro foi finalmente comprar e ler \"O Profeta\" by Gibran. Foi e esta sendo algo maravilhoso, pois li o livro e assisti todas a suas palestras sobre ele. E vou checar para ver se existem outras palestras com voce.

    O segundo tesouro foi conhecer voce. Morando fora e viajando muito, tive oportunidade de assistir inumeros palestrantes de diferente partes do mundo e sobre diferente temas/topicos, mas nenhum me impressionou tanto quanto a voce.

    E obvio para mim que mais do que conhecimento e inteligencia, voce possui sabedoria. A paixao e o entusiasmo com que voce trata a Filosofia, Poesia, etc. e contagiante e uma verdadeira inspiracao. A sua pessoa foi capaz de me tocar infinitatmente, muito alem da curiosidade intelectual. A sua presenca tocou meu coracao e alma.
    Todo ser humano tem seu talento. O seu nao tem fronteiras nem limites.
    Nunca pensei que fosse dizer isoo, mas gracas ao Trump e sua vitoria, conheci o seu trabalho.
    Muito obrigada!
    Stay Blessed,
    Renata

    Responder
    1. acropolejam

      Querida Renata:
      Nosso trabalho em Nova Acrópole, como você deve saber, é voluntário e \"movido a sonhos\". Sonhamos exatamente em tocar o coração das pessoas para algo mais humano, uma forma mais humana de viver. Quando algum coração vibra e responde, como fez o seu, ganhamos \"combustível\" para mais muitas jornadas. Nosso sonhos se justificam e se renovam. Significa, muito, mas muito mesmo, para nós. Por isso, te agradeço com meu próprio coração, que se sente realizado neste momento, por sinal, por tudo o que você me deu nesta manhã brasiliense, tão nublada até então e, agora, tão cheia de luz.

      Um abraço carinhoso, Lúcia Helena.

      Responder
  21. felipe

    Passei por instituições e graus de títulos e ainda hoje me mantenho nessa ramo de atividade... mas sabedoria sutil, sublime e rara se encontra em aulas e discursos filosóficos como os da prof. Lúcia! uma gratidão imensa por tanta inspiração à um historiador! namastê

    Responder
  22. Efigenia Souza

    Professora Lucia Helena,estou muito feliz assistindo no YouTube suas palestras preciosas, estou fascinada, faz um mês que descobrir esse tesouro inesgotável de graças, bênçãos e sabedoria! Estou apaixonada e decidida estudar filosofia! Sou da roça, tenho 48 anos, estudei ate a segunda série do ginásio, não terminei. ..cuido do meu marido que é doente e da casa, gosto muito de ler, mas nunca tinha tido a oportunidade de ler uma ou participar de uma palestras que me deixasse tão maravilhada......É um renascimento, minha alma está leve de ouvir tanta sabedoria! Gostaria de saber como fazer os cursos, e se tem por aqui perto da minha cidade moro no sul de Minas Gerais! Perto de Varginha
    Gratidão eternamente!

    Responder
    1. acropolejam

      Olá Efigenia! Que lindo o seu depoimento nós ficamos felizes ao ver depoimentos como o seu. Nosso muito obrigado! Para fazer o curso de Filosofia à Maneira Clássica, você pode ir em uma de nossas escolas e consultar os horários disponíveis, ele é para todos e não é preciso conhecimento prévio. Você consegue ver nossas escolas em Minas Gerais pelo site: http://www.nova-acropole.org.br/sedes?estados=minasgerais. Obrigado pelo contato.

      Responder
  23. Sílvia Vicente silva

    Gostaria de agradecer, por tantos conhecimentos transmitidos de forma tão clara. É muito bom encontrar pessoas que amam o saber!gratidão, gratidão, gratidão

    Responder
  24. Marcia Avila

    Professora Lucia Helena, queria deixar meu agradecimento por ter tido acesso as suas aulas, que preciosidade, que capacidade. Grata demais professora. Namastê 🙂

    Responder
  25. Carolina dos Anjos

    Prezada Lucia Helena Galvão, assisto todos os dias as suas palestras via Youtube. Estou fascinada com tantas informações preciosas e encontrando respostas para os inúmeros questionamentos que tenho desde a infância. Hoje, com 66 anos de idade, anseio pelo saber e você está sendo, sem dúvida, minha fonte de inspiração.
    Conheci você vasculhando na internet tudo sobre as obras de Gibran Kalil Gibran.
    Sou imensamente grata pelas suas aulas esclarecedoras e por me incentivar a trilhar os caminhos da espiritualidade através da Filosofia.
    Abraços, Carolina dos Anjos.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *